Filosofia do PmWiki

Esta página descreve alguns dos conceitos que servem como guia para o design e implementação do PmWiki. Patrick Michaud não atesta que qualquer coisa listada abaixo seja uma idéia original; estas são apenas algumas diretrizes que impulsionam o desenvolvimento do PmWiki. Sinta-se à vontade para expressar desacordo com qualquer item listado abaixo. Audiências também descreve muitas das razões por trás das idéias expostas abaixo.

1. Favorece mais aos escritores do que aos leitores
Na sua essência, o PmWiki é um sistema autoral colaborativo para documentos com links de hipertexto. É difícil o bastante conseguir com que as pessoas (inclusive o Pm) contribuam com material escrito; fazer com que autores lidem com marcação HTML e links colocam mais obstáculos para uma contribuição ativa. Então, o PmWiki almeja facilitar a criação de documentos, mesmo que fazendo desta forma limite os tipos de documentos criados.
2. Não tente substituir o HTML
O PmWiki não faz qualquer tentativa para fazer tudo que pode ser feito em HTML. Existem boas razões porque as pessoas não usam web browsers para editar HTML - não é muito eficaz. Se você precisa escrever códigos em HTML com muito estilo, então o PmWiki não é o que você deve usar para criá-los. O que o PmWiki tenta fazer é facilitar a ligação de um documento PmWiki a outro documento "não-wiki" da web, inserir páginas PmWiki dentro de páginas complexas da web, e permitir que outros documentos da web se liguem facilmente ao PmWiki.
Este princípio também parte do princípio acima "Favorece mais aos escritores do que aos leitores"--cada nova função acrescida ao PmWiki requer algum tipo de marcação adicional para apóia-la. Logo o documento fonte se tornaria bastante complicado, o que seria melhor para todos se apenas usássemos HTML.
Outra razão para se evitar HTML arbritrário é que HTML mal formatado pode fazer com que as páginas parem de funcionar completamente, e HTML arbitrário pode apresentar um risco de segurança a mais, maior ainda quando as páginas podem ser criadas anonimamente. Visite http://www.cert.org/advisories/CA-2000-02.html para mais informações.
3. Evite funções gratuitas (ou "funções em excesso")
Em geral as funções do PmWiki são implementadas em resposta a necessidades específicas, ao invés de alguém identificar algo que "possa ser útil". Em todo tipo de sistema útil, é difícil mudar uma função mal desenhada uma vez que as pessoas construíram uma estrutura grande baseada nela. (Precisa de um exemplo? Veja o do MS-DOS ou Windows.) Uma maneira de evitar um desenho ruim é resistir a tentação de implementar algo até que se tenha uma idéia clara de como isto será utilizado.
4. Suporta manutenção colaborativa de páginas da web
Apesar desta não ter sido a intenção original do PmWiki, se tornou óbvio rapidamente que os princípios do WikiWikiWeb poderiam ser usados para facilitar a colaboração de grupos no desenho e manutenção da presença pública de um site. O PmWiki permite que páginas individuais possam ser protegidas por senha, e um conjunto de personalizações facilitam a proteção de grandes sessões de páginas do PmWiki. Alem do mais, em muitos casos o PmWiki oferece "páginas de estilo turbinadas". Você pode mudar o cabeçalho, rodapé, e outros elementos em um grupo grande de páginas sem nunca ter que precisar tocar o conteúdo individual das páginas. Para terminar, é relativamente fácil acrescentar marcação personalizada (en) para aplicações especializadas.
5. É fácil de se instalar, configurar, e manter
Com um arquivo compactado gzip de tamanho aproximado de 200k, subir PmWiki para o seu servidor é uma operação rápida. Dê um comando chmod ou dois, atualize algumas configurações em config.php e você deverá estar pronto para rodar. PmWiki armazena todos os dados em arquivos únicos, então não há a necessidade do MySQL ou outros utilitários. Atualizar é geralmente uma simples questão de copiar a última versão por cima dos arquivos da sua instalação existente do Pmwiki.

<< MailingLists | Índice da Documentação | Notas de Design >>


Essa é possivelmente a tradução do original em : PmWiki.PmWikiPhilosophy - Backlinks
Essa tradução se encontra em : PmWikiPtBr.PmWikiPhilosophy - Backlinks
Últimas modificações da tradução feitas em : September 10, 2011, at 10:01 PM
Últimas modificações feitas no original em : September 21, 2023, at 07:29 PM